Alfabetização Matemática: aprendendo a tabuada

Esta seqüência de aulas pretende despertar nos alunos o gosto de aprender a tabuada. Muitas vezes o aprendizado desse conteúdo torna-se algo mecânico e desgastante. Neste projeto seus alunos verão que aprender a tabuada pode ser muito divertido.

Categoria: Aula

Autor(es): Ramon Flauzino

Público-Alvo: Ensino Fundamental

(Clique para detalhar)

(Clique para esconder)

Área de Conhecimento: Matemática

Objetivo: Conhecer e aprofundar o estudo da tabuada.

Justificativa: O aprendizado da tabuada é um conhecimento fundamental. Através dele realizamos inúmeras atividades. Quando tomamos café estamos utilizando conceitos matemáticos, quando entregamos dinheiro para o cobrador do ônibus ou passarmos o cartão magnético estamos lidando com cálculos, quando vamos ao supermercado ou quando utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos matemáticos. Os exemplos acima foram somente para mostrar o quanto a matemática está presente em nosso dia a dia. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.

Conteúdo: Tabuada.

Metodologia: Aula expositiva, Experimentação, Dinâmica e Jogos.

Recursos: Som, CD com as músicas gravadas, Computador, Material Dourado, Jogo de varetas.

Avaliação/ Resultados: Participação, Elaboração de exemplo para uso da tabuada no dia a dia, Prova escrita.

Fases:

Fase 1: Conversando sobre Tabuada

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Conversar com os alunos sobre uso da matemática e da tabuada no dia a dia. Após aprofundamento dos conceitos solicitar que os alunos escrevam um exemplo para uso da tabuada no dia a dia.

Fase 2: Ouvindo a Tabuada

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Levar os alunos ao laboratório, acessar o site: http://www.myspace.com/tabuada, e pedir para ouvirem as músicas sobre os números. Se sua escola não possui um laboratório de informática, você pode salvar as músicas em um cd, levar um aparelho de som e disponibilizar na sala de aula.

Fase 3: Exercitando operações

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Escolher a letra de uma música disponibilizada no site. Exemplo: Tabuada do 4. Levar a letra da música, cantar e comentar com os alunos. Proponha aos alunos que representem as operações que aparecem na música com o Material dourado. Neste dia representar diversas possibilidades de operação com a Tabuada dos fatos escolhida. Obs.: Antes de desenvolver essa fase, assista ao vídeo: Tecnologia e Metodologia disponível no site: http://br.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4 , esse vídeo traz uma reflexão do modo mecânico como a Tabuada algumas vezes é ensinada. Reflita utilize intervenções participativas e dinâmicas. Esta fase pode ser repetida em várias aulas e em cada aula abordar uma música diferente.

Fase 4: Aprendendo com Jogos

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Dividir a turma em grupos, distribuir um jogo de varetas para cada grupo, apresentar uma regra do jogo, como exemplificada abaixo e reservar um tempo para os alunos experimentarem. Regra: O vencedor do jogo será o aluno que obtiver o maior número de pontos a partir dos parâmetros abaixo: Valores das varetas: Verdes: 1, Azuis: 2, Amarelas: 5, Vermelhas: 7, Preta: 8. Após a brincadeira propor alguns questionamentos, como: Se o "Bruno" possuísse 5 varetas amarelas quantos pontos ele teria?

Fase 5: Prova escrita

Duração: 1 Aula(s)

Descrição: Encerrar esta seqüência de aulas com a aplicação de uma prova que contemple os fatos discutidos, demonstrados e exercitados na sala de aula.

Você já utilizou este projeto?

  Leia as experiências compartilhadas pelos outros educadores!

Faça login para enviar sua experiência ou cadastre-se